Saiba mais sobre as características do ferro cinzento e nodular

A fundição de ferro cinzento e nodular é primordial na maioria das cadeias produtivas e é também o processo mais recomendado para a fabricação de peças complexas

O processo de fundição é executado para a confecção de peças que exigem maior resistência em determinadas aplicações, como por exemplo peças para a área automotiva e agrícola. Para que seja possível alcançar essas características, a utilização de alguns materiais é essencial, como é o caso do ferro cinzento e nodular.

O ferro cinzento e nodular é indispensável para a fabricação de peças para as indústrias automobilísticas, navais, vidreiras, ferroviárias, de máquinas e equipamentos, construção civil, saneamento, protótipos funcionais, moldes para injeção, peças de manutenção, ferramentas, de papel e celulose, mineração, empresas de geração de energia, máquinas agrícolas, metal mecânico, indústria de saneamento básico e compressores.

A escolha pela fundição de ferro cinzento e nodular tem relação com as propriedades físicas de cada material e o que elas agregam à fabricação de peças. A fundição de ferro cinzento apresenta baixo teor de carbono, é direcionada à fabricação de peças onde exista mais facilidade no processo de usinagem e garantia de baixa manutenção mecânica. É o ferro fundido mais utilizado pela indústria e possui ótima usinabilidade. O grafite livre presente no ferro cinzento é capaz de absorver vibrações, ganhando melhor estabilidade dimensional.

Já a fundição de ferro fundido nodular, apresenta ótima resistência à tração e impacto, maior resistência mecânica ao desgaste que o ferro fundido cinzento e também é mais maleável. Tem como diferencial a alta resistência ao desgaste e à corrosão. Geralmente, é adicionado a componentes que serão expostos a tensões mais elevadas e sua composição, assim como a dureza relativa, pode variar conforme as dimensões da peça. O grafite esferoidal presente em sua composição, apresenta propriedades que o aproximam do aço.

O processo de fundição de ferro cinzento e nodular deve ser executado por uma empresa especializada e que obedeçam os mais rigorosos controles de qualidade. A Fundição OMIL possui experiência nos processos de fundição de ferro cinzento e nodular e obedece altos padrões de qualidade na fabricação das peças. A OMIL produz peças de 2kg a 1.000kg em ferro fundido cinzento, nodular e branco com cromo, com o processo automático de moldagem, tornou-se especialista na fabricação de peças e conta com a capacidade de fundir até 800 toneladas/mês.

Fotos

Tags

Aguarde