Processo de fundição é essencial para fabricação de peças agrícolas

As máquinas agrícolas são projetadas para desempenharem trabalho pesado, mas se a fabricação de suas peças não for de qualidade, a durabilidade dos equipamentos será menor

A agricultura é uma das profissões mais antigas do mundo e atualmente, é essencial para ajudar a movimentar a economia no Brasil. O trabalho, que exige conhecimento, dedicação e também força, era realizado há alguns anos quase que em sua totalidade de forma manual. Mas, conforme os anos foram passando, a produção agrícola foi aumentando e as tecnologias desenvolvidas para facilitar o trabalho nesta área também. Hoje, vários serviços que antes eram manuais foram automatizados e diversas marcas de máquinas e implementos agrícolas sobrevivem desta profissão.

Mas, você já parou para pensar porque algumas marcas se diferenciam de outras neste segmento? As máquinas agrícolas são projetadas para desempenharem o trabalho pesado que elas executam. No entanto, os cuidados e a qualidade na fabricação delas são essenciais para garantir a integridade dos equipamentos. Um dos principais passos a serem seguidos, é a fundição das peças, já que elas precisam ter resistência mecânica e também ao desgaste. Se uma fábrica não produz as peças com essa resistência na fundição, certamente terá equipamentos com durabilidade menor.

Entre as etapas para a fabricação de peças com boa qualidade, está a escolha de matéria-prima. O material utilizado na fundição vai determinar que função que aquela peça poderá exercer. O ferro fundido cinzento por exemplo, é bastante resistente à compressão, tem uma boa absorção de vibração e uma ótima dissipação de calor. Já o ferro fundido nodular é maleável, resiste à tração e possui uma excelente durabilidade mecânica. No momento da fundição das peças, é necessário ter conhecimento das atribuições de cada material, para conseguir produzir de acordo com a necessidade a qual ela será designada.

Portanto, a fundição de peças agrícolas é uma das fases mais importantes na fabricação de máquinas e implementos agrícolas. Além de garantir a qualidade e durabilidade, as peças que passaram por uma boa fundição poderão ser mais complexas, e ter dimensões e pesos variados.

Para garantir que o equipamento não vá apresentar problemas futuros, é preciso contar com uma empresa que tenha experiência na fundição e montagem das peças. Uma empresa especialista área de fundição de peças agrícolas é a Fundição OMIL, que oferece os serviços de montagem de eixos tracionados para o ramo agrícola. O eixo é fabricado praticamente em sua totalidade na OMIL, onde se inicia com o processo de fundição, passa pela etapa de usinagem e é finalizado com a montagem e expedição da peça para o cliente. Estas peças, além de ajudarem no ramo agrícola, levam o nome da OMIL para todo o Brasil e principalmente, para todo o mercado americano.

Entre em contato com a Fundição OMIL e saiba mais sobre os trabalhos de fundição.

Fotos

Tags

Aguarde