Setor de fundição terá crescimento de 7% em 2019

A estimativa é atingir as 2.45 milhões de toneladas de fundidos, colaborando com o aumento da economia, já que hoje, a fundição é considerada a base de toda a indústria brasileira

Sabemos que a fundição é importante para a fabricação das mais diversas peças, para vários segmentos. Mas, o que poucos sabem é que o setor de fundição é conhecido hoje no Brasil como a base de toda a indústria e também como o termômetro da economia no país, já que o destino de mais de 90% de tudo que é produzido nas fundições, é feito para uma outra indústria.

A boa notícia, é que a produção de fundidos aumentou consideravelmente no primeiro semestre de 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa), a produção nas fundições aumentou 4,2% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

A expectativa é de terminar este ano com 2.45 milhões de toneladas de fundidos, um aumento de 7%, que sinaliza o terceiro ano seguido de expansão no setor. Se esta estimativa for alcançada, o Brasil se manterá entre os dez maiores mercados de fundição do mundo e o faturamento pode chegar aos US$ 9 bilhões.

Hoje, o mercado de peças fundidas, é puxado principalmente pela demanda da indústria automotiva, que neste ano, ampliou em quase 3% a produção. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as vendas de máquinas e implementos agrícolas, que também têm papel importante no ramo da fundição, devem aumentar neste ano com 10%. Além disso, o licenciamento de autoveículos terá um aumento de 9%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

E para melhorar ainda mais as projeções, o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), estima que os investimentos totais do setor devem somar R$ 2,72 bilhões, o que significa 10,1% mais do que em 2018.

E é claro que, ao ser considerada a base de toda a indústria, a geração de empregos também tem um aumento considerável quando o termômetro indica crescimento no setor. Atualmente, o mercado de fundição emprega cerca de 56 mil pessoas no país e Santa Catarina está em segundo lugar no ranking, com 16.393 empregos.

O fato, é que o PIB no Brasil está tendo sinais de retomada para este segundo trimestre e a responsável por esse avanço é a indústria de transformação, categoria na qual se enquadra a fundição.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABIFA. Associação Brasileira de Fundição. Disponível em: http://www.abifa.org.br/. Acesso em 23/09/2019.

Fotos

Tags

Aguarde