Setor de fundição deve atingir 2,5 milhões de toneladas em 2020

A projeção vem da expectativa otimista dos empresários industriais de investir no mercado nos próximos seis meses

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa), a produção brasileira de peças fundidas totalizou 2,28 milhões de toneladas em 2019, com aumento no setor pelo terceiro ano consecutivo. Mais uma vez o ferro fundido liderou a produção do setor com 1,84 milhão de toneladas, e agora, a indústria projeta dobrar este índice em 2020, superando a marca de 2,5 milhões.

A prospecção vem da expectativa otimista dos empresários industriais em investir no mercado nos próximos seis meses. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que isso foi possível graças à percepção da melhora da atividade econômica, tanto que a intenção de investimentos atingiu 59,2 pontos em janeiro, maior patamar desde fevereiro de 2014.

Com a confiança dos empresários, o setor de fundição poderá atingir a meta de 2020, já que a base de praticamente todas as indústrias vem dos fundidos. Somente no setor automotivo, por exemplo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê um aumento de 9,4% no licenciamento de autoveículos e de 7,3% na produção. Para o setor de máquinas, há projeção de aumento de 5,4% na produção e de 2,9% nas vendas.

Com isso, o setor de fundição tem condições de crescer até 6% neste ano e a estimativa da Abifa é que os números sejam constantes e que sejam atingidos 3,2 milhões de toneladas em 2023.

Fotos

Aguarde