Produção de fundidos registra novo crescimento em agosto

A produção brasileira de fundidos registrou nova alta com produção de 187,25 mil toneladas de fundidos (+9,5% sobre julho)

Apesar da pandemia e de todo impacto econômico causado por ela, a produção brasileira de fundidos registrou nova alta com produção de 187,25 mil toneladas de fundidos (+9,5% sobre julho), de acordo com informações da Associação Brasileira de Fundição (Abifa). Este total divide-se em ferro fundido, aço e metais não ferrosos.

Ainda segundo a Abifa, os piores meses da crise se deram somente no primeiro semestre, e mesmo assim foram menores do que o previsto, já que o Brasil registrou uma excelente safra agrícola, que impulsionou tanto a demanda por máquinas agrícolas como para caminhões.

Na base de comparação mensal (agosto e julho), houve crescimento das exportações de +12,4% (em peso), e queda de -13,9% (em valor). O número de pessoas empregadas no setor segue crescendo e em agosto, a indústria de fundição contou com 52.926 colaboradores, registrando um crescimento de 1,4% frente a julho.

Acumulado dos meses anteriores

A produção brasileira de fundidos ficou em 966,9 mil toneladas no primeiro semestre, com queda de -16,7% em relação à 2019.

Mas, os números de julho consolidaram uma retomada gradual da produção do setor, que em abril atingiu o menor patamar da pandemia, com 139,9 mil toneladas. Em julho foram fundidas 170,9 mil toneladas, contra 146,6 mil em junho e 145,5 mil em maio.

No acumulado do ano, a produção do setor soma 1.325,1 mil toneladas e o mercado interno é o principal consumidor dos fundidos do país, o equivalente a 87,5%.

Em julho, a indústria de fundição contou com 52.175 colaboradores, contra 52.010 no mês anterior.

 

Texto baseado em informações da Associação Brasileira de Fundição (Abifa)

Fotos

Tags

Aguarde