Custo do ferro fundido pode ser 40% menor em comparação ao aço

Já a resistência pode ser comparada ao aço e a utilização é muito maior nas indústrias

Você já parou para pensar em porque utilizamos o ferro em tantas áreas? Por possuir diversas vantagens, o ferro fundido se tornou um metal popular e atualmente é largamente aplicado na produção industrial.

Mas, o que torna esta matéria-prima tão popular? O ferro é tão competitivo no mercado, porque além de possuir vários benefícios, ele ainda consegue ter baixo custo e ser cerca de 40% mais barato que o aço. Isso não quer dizer que ele seja inferior, tanto o ferro quanto o aço, são muito resistentes à corrosão, e por terem em sua composição mais átomos de carbono, as ligas de ferro são ainda mais duras e resistentes.

O ferro fundido possui uma gama de propriedades mecânicas desejáveis, como a boa fundibilidade, propriedade de usinagem conveniente e ótima resistência ao desgaste. Ele é essencial para as indústrias, por aguentar condições extremas, como calor, frio, corrosão e abrasão e faz parte de várias máquinas e equipamentos dos mais diversos setores, como de indústrias automobilísticas, navais, vidreiras, ferroviárias, construção civil, saneamento, peças de manutenção, máquinas agrícolas, metal mecânico, indústria de saneamento básico e compressores.

Vale destacar que entre as ligas de ferro fundido os principais são: o cinzento, o branco e o nodular. O ferro fundido cinzento é o mais comum e o mais barato.  Ele possui elevada usinabilidade, alta fluidez na fundição e facilidade de fabricação e é direcionado à fabricação de peças mais complexas.

O ferro fundido nodular apresenta ótima resistência à tração, desgaste, corrosão e impacto. O grafite esferoidal presente na composição, apresenta propriedades que o aproximam do aço, com maior maleabilidade que os demais. Já o branco, é usado em peças que necessitam de uma alta resistência a abrasão (desgaste devido a fricção).

São várias as vantagens ao optar por peças fundidas, por este motivo, a Fundição OMIL atua neste mercado há 77 anos, produzindo o que há de melhor no ramo de fundição para os mais diversos segmentos.

Entre em contato com a OMIL, conheça os produtos oferecidos e solicite um orçamento!

Fotos

Tags

Aguarde