Mercado alavanca setor automotivo e de fundição

Setor de fundição é beneficiado com o crescimento já que é responsável pela produção de diversos tipos de peças

De acordo com dados recentes divulgados pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa), o setor automotivo registrou crescimento significativo em 2019, o que influencia diretamente o mercado de peças fundidas, que é puxado principalmente pela demanda da indústria automotiva.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos leves ultrapassou a marca de 2 milhões de unidades já produzidas. Este volume representa um crescimento de mais de 2% em relação à 2018. A explicação, é que o mercado interno está em alta, o que está mantendo positivos os números da produção de autoveículos.

Os dados revelam que no acumulado dos 10 primeiros meses do ano, houve aumento de licenciamentos de mais de 10%. Além disso, o segmento de caminhões registrou alta na produção acumulada. Somente em outubro foram 9,4 mil emplacamentos, o melhor outubro desde 2014. No acumulado do ano, com 83,7 mil unidades, o crescimento é de 37,9% em relação a 2018, segundo a Anfavea.

Com o mercado aquecido, grandes marcas como a Mercedes Benz e Volkswagen já anunciaram investimentos significativos no Brasil para o ramo automotivo.

O setor tem importante participação na estrutura industrial e, nesse contexto, as peças fundidas representam um dos insumos mais importantes para a produção automotiva. A fundição de peças é necessária para a montagem de um veículo, pois muitos dos componentes precisam ser fundidos com outros dispositivos e necessitam de uma liga resistente.

Por este motivo, ao definir o desenvolvimento de uma peça fundida, deve se escolher um fornecedor com experiência no segmento, que possua equipe qualificada e que siga controles de qualidade, pois há exigências técnicas rigorosas como requisitos do produto.

Neste quesito, a Fundição OMIL é uma ótima opção! Ela está apta a produzir peças para o ramo automotivo de ferro fundido cinzento, nodular, branco e ADI, atendendo aos mais exigentes controles de qualidade como a ISO 9001:2015 e as Normas  europeias Directive 2014/68/EU e AD 2000-Merkblatt W0.

A Fundição OMIL disponibiliza peças para a linha automotiva, que vão desde as leves até as mais pesadas, e possui bastante experiência no setor, já que hoje funde peças para grandes marcas automotivas do Brasil.

Entre em contato e conheça as soluções!

Fotos

Tags

Aguarde