Conheça o processo de fusão

A matéria-prima é inserida nos fornos de indução, onde é transformada em metal líquido

Já explicamos aqui no blog, sobre todos os processos da fundição. Hoje, vamos abordar alguns detalhes de como acontece a fusão do ferro fundido.

Para entender melhor, a fusão do ferro nada mais é que o evento onde ele se transforma do estado sólido para o estado líquido. Posteriormente a esta etapa, é feito o vazamento em moldes com o formato adequado da peça final.

Em outras palavras, o processo de fusão, é a transformação dos principais insumos em ligas de ferro fundido, em composições químicas adequadas a cada tipo de aplicação. A matéria-prima é inserida nos fornos de indução, onde é transformada em metal líquido.

Para alcançar o ponto de fusão ideal, é necessário o alcance de elevadas temperaturas, que no caso do ferro, é acima de 1.300ºC.

O processo depois da fusão, se chama vazamento, que nada mais é que colocar o ferro já fundido dentro dos machos e moldes prontos e montados. O ferro derretido preenche todas as cavidades do conjunto, obtendo a forma da peça a ser fabricada.

Se você não conhece todos os processos da fundição ou se já leu e quer relembrar, acesse este link e fique informado: https://bit.ly/3cIudhA!

Fotos

Tags

Aguarde