Você conhece as aplicações do ferro fundido?

O ferro fundido é um material com excelentes propriedades mecânicas e é utilizado em muitas indústrias, como a automotiva, aeronáutica, naval e de construção.

O ferro fundido é amplamente utilizado nas indústrias dos mais diversos segmentos, por oferecer uma grande possibilidade de aplicação. Ele é a opção mais rentável e que traz mais vantagens se comparado a outros metais, como: mais durabilidade, resistência mecânica, resistência contra corrosão e desgaste, além do melhor custo-benefício.

Existem diversos tipos de ferros, mas os mais utilizados para fundição e que oferecem mais benefícios ao ramo industrial, são o cinzento, nodular e branco com cromo.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre as aplicações de cada um deles!

Aplicações do ferro fundido

O ferro fundido é um material com excelentes propriedades mecânicas e é utilizado em muitas indústrias, como a automotiva, aeronáutica, naval e de construção. Ele pode ser utilizado para fabricar peças de motores, como blocos de motor, cabeçotes e cárteres de óleo; componentes de máquinas, como carcaças de bombas, engrenagens, eixos, polias e mancais; tubos e conexões para a área de saneamento básico, água e gás; na construção civil para grelhas de drenagem, grades e portões; entre diversos outras aplicações.

Confira a seguir as características e aplicações de cada tipo de ferro:

Ferro fundido cinzento

É direcionado à fabricação de peças onde exista mais facilidade no processo de usinagem e garantia de baixa manutenção mecânica.

Características:

  • Apresenta baixo teor de carbono e oferece a garantia de baixa manutenção mecânica. 
  • É largamente utilizado pela indústria e possui ótima usinabilidade.
  • O grafite livre presente em sua composição é capaz de absorver vibrações, ganhando melhor estabilidade dimensional.

Aplicações do ferro fundido nodular

Apresenta ótima resistência à tração e impacto, maior resistência mecânica ao desgaste e mais maleabilidade. Geralmente é adicionado a componentes que serão expostos a tensões mais elevadas.

Características:

  • Apresenta ótima maleabilidade, resistência à tração, impacto, desgaste e à corrosão.
  • O grafite esferoidal presente em sua composição, apresenta propriedades que o aproximam do aço.

Aplicações do ferro fundido branco com cromo

É muito utilizado em componentes industriais que requerem excelente resistência à abrasão, como em processos produtivos das indústrias de mineração, siderurgia, cimento, cerâmica, entre outras.

Tipos de ferros utilizados e segmentos atendidos pela Fundição OMIL

A Fundição OMIL trabalha com o ferro cinzento, nodular e branco com cromo. A empresa está há 77 anos no mercado, possui automação em todos os processos e investe constantemente em qualidade e novas tecnologias.

Atualmente a OMIL atende os seguintes segmentos industriais:

Agrícola: produção de peças para tratores, como contrapesos, suportes de motores e eixos tracionados, que são fundidos, montados, usinados e pintados na Fundição OMIL;

Automotivo: fornecimento de componentes para a linha automotiva;

Petrolífero: produção de peças para equipamentos relacionados à extração de petróleo do pré-sal, óleo e gás;

Água e saneamento básico: fabricação de bombas e equipamentos relacionados à produção e transporte de água, bem como coleta e tratamento de esgotos;

Têxtil: produção de peças para máquinas de costura;

Válvulas;

Caldeiras: fabricação de equipamentos para geração de energia e vapor e fornecimento de itens como grelhas e placas com alto teor de cromo;

Compressores: produção de itens fundidos utilizados para estes equipamentos;

Redutores: produção de carcaças para redutores de diversos tamanhos.

 

A OMIL é referência na área de fundição no Brasil, por entregar peças 100% prontas, fundidas e usinadas, com alto padrão de acabamento e seguindo rigorosos controles nacionais e internacionais de qualidade.

Deseja saber mais ou obter uma cotação? Acesse já o site!

Fotos

Tags

Aguarde